:: Dúvidas

 

Aqui você encontra várias respostas para suas dúvidas. Você pode clicar nos itens abaixo ou consultar o glossário. Caso persista sua dúvida, entre em contato por e-mail ou LIGUE 11 3188-4564 ou 11 3104-8501 , teremos grande prazer em atendê-lo!

A MDS é especializada na criação, desenvolvimento, implantação e administração de Programas de Seguros automóveis, residência, vida e acidentes pessoais. Um programa com vantagens exclusivas para o associado ter toda segurança e comodidade ao adquirir um seguro.

Bônus

+ O que significa Bônus?

A bonificação é um desconto concedido ao segurado por não ter apresentado nenhuma reclamação de sinistro durante o período de vigência do seguro.

+ Quando tenho direito a bônus e onde posso encontrá-lo na apólice?

Renovando o seguro, você terá direito a um bônus em função de seu histórico de sinistro. Caso esteja renovando, para saber o seu bônus anterior, veja na sua apólice de seguro no campo Bônus.

+ Posso transferir meu bônus?

Não. O bônus é pessoal e intransferível, mesmo para casos de falecimento.

+ Sofri um acidente e terei que utilizar o seguro, vou perder bônus?

A perda se dará somente no momento da renovação, quando seu bônus será reduzido em apenas uma classe. Caso solicite mais de um atendimento durante a vigência do seguro, haverá perda de mais uma classe de bônus, e assim sucessivamente.

+ Se utilizar a Assistência 24 Horas, perco o bônus?

Não. Você pode utilizar a Assistência 24 Horas sem que isso influencie seu bônus.

+ Posso aproveitar o bônus da atual seguradora?

Sim. O bônus adquirido na sua atual seguradora poderá ser utilizado na próxima. Para isso, a nova seguradora deve ser informada.

Condutor

+ Com mencionar na Avaliação de Risco os condutores do veículo?

• Principal condutor: usuário que utiliza o veículo por mais de 85% do tempo na semana.
• Eventual ou demais condutores: utiliza o veículo até 15% do tempo na semana.

+ Posso contratar um seguro no meu nome para meu filho utilizar?

O seguro de um veículo deve sempre ser contratado em nome do proprietário, independente de quem vai conduzí-lo. Ao preencher a Avaliação de Risco, o cliente deve indicar o filho como principal condutor.

+ Outras pessoas podem dirigir o veículo?

Sim. Condutores com idade mínima de 26 anos de idade poderão dirigir o carro dentro dos 15% de circulação da semana, sem prejuízo para a cobertura. Para que pessoas entre 18 e 25 anos possam dirigir, é necessário que o segurado, quando responder a Avaliação de Risco, opte por estender as coberturas para condutores nesta faixa etária.

Franquias

+ Como funciona a franquia?

A franquia é um valor fixo ou percentual. É a participação do segurado nos prejuízos consequentes de cada sinistro. Em caso de sinistro que for devida a indenização integral do veículo ou somente com Danos a Terceiros, não há franquia.

+ Posso escolher a modalidade de franquia?

Sim. Ao contratar o seu seguro você pode escolher uma franquia: normal ou reduzida.
• Franquia normal: o cliente participa com um valor estabelecido para o veículo na sua categoria tarifária.
• Franquia reduzida: o cliente participa com metade do valor da franquia normal, de acordo com o modelo do veículo. Porém, como sua participação obrigatória na franquia é menor, o custo do prêmio do seguro a ser pago será um pouco maior.

+ A franquia influencia o preço do seguro?

Sim. Quanto menor a franquia, maior é o custo do seguro.

+ É possível alterar o tipo de franquia?

Sim. A qualquer momento você pode alterar a franquia através de endosso na apólice, desde que o seguro não tenha sido utilizado, e observadas as condições da vigência.

+ O que é endosso?

É qualquer alteração feita no contrato de seguro durante a sua vigência, desde que essas modificações não alterem a cobertura básica do seguro.

Meu Seguro

+ Tenho que saber o valor exato do carro na contratação do seguro?

Não, mas sim o valor aproximado. Pelo valor de mercado, o veículo acompanha o preço médio, que é obtido através da Tabela Fipe. Se contratado por valor determinado, o valor fixado no ato da contratação não sofre alteração até o término da apólice.

+ Troquei ou vendi meu carro, como altero para o novo carro?

Informe qualquer alteração à MDS pelo telefone 0800 601 5060 para fazer o endosso (qualquer tipo de modificação na apólice).

+ A partir de que momento meu veículo está segurado?

O seguro passa a ter cobertura às 24 horas da data do início da vigência, mas a seguradora tem um prazo de 15 dias para analisar o risco e aceitar ou recusar uma proposta. Neste período de análise, o veículo estará coberto pela Seguradora.

+ Estou coberto se roubarem o CD do meu veículo?

Para que os aparelhos de som do seu veículo (rádio, CD, amplificadores etc) estejam cobertos em caso de furto parcial, deve ser contratada a Cobertura de Acessórios, informando o valor dos itens na contratação do seguro.

+ Posso alterar as coberturas contratadas?

Sim. Qualquer alteração feita na apólice deve ser feita por intermédio da MDS, desde que não tenha sido utilizado o seguro.

+ Como faço para renovar meu Seguro?

Você pode ligar para a MDS 0800 601 5060, de segunda a sexta-feira, das 8:30 as 18:00. Ou enviar um email ou clique no link renovação.

+ Meu carro estará coberto em caso de enchente?

Sim. Ao contratar a cobertura Compreensiva ou a de Indenização Integral, seu veículo estará coberto automaticamente contra inundação, alagamento e fenômenos da natureza, respeitado o Limite Máximo de Indenização estipulado na apólice de seguro.

+ Preciso contratar a Cobertura de Danos a Terceiros?

Não é obrigatório, mas é muito comum ocorrer acidente envolvendo terceiros, portanto é muito importante que o seu seguro garanta o pagamento de indenização.

+ Se eu vender meu carro posso transferir o seguro para o novo proprietário?

Não. O novo proprietário deverá contratar um novo seguro com vigência anual e as condições estabelecidas pela seguradora.

+ Qual CEP de risco devo informar?

Você deve informar o CEP da sua residência. No caso de pessoa jurídica, informe o CEP da sede da empresa.

Pagamento

+ Quais as formas de pagamento para contratação de um seguro?

Débito em conta, cartão de crédito/débito ou carnê, de acordo com a regra de cobrança de cada seguradora parceira.

+ No caso de atraso nas parcelas do seguro, como proceder?

Entre em contato com os consultores MDS, através do telefone 0800 601 5060, de segunda a sexta-feira, das 8:30 as 18h, para solicitar informações de como proceder a quitação da(s) parcela(s) em atraso.

+ Posso realizar pagamento de uma nova parcela se possuir uma parcela em atraso?

Não. O pagamento deve ser efetuado de acordo com a ordem de vencimento.

+ O que acontece se eu deixar de pagar uma parcela do meu seguro?

O não pagamento no vencimento reduz a vigência do seguro ou cancela a cobertura, de acordo com o tempo pago e o período coberto.

+ Como é calculado o preço do Seguro?

O preço do seguro varia de acordo com o veículo (ano e modelo), dados do Questionário de Avaliação de Risco, uso do veículo e garantias contratadas, além do tipo da franquia, o bônus e os descontos especiais de cada seguradora.

Sinistros

+ O que devo fazer em caso de sinistro?

Para comunicar um sinistro entre em contato com o seu corretor de seguro MDS através do telefone 0800 601 5060, de segunda a sexta-feira, das 8:30 as 18h, para receber as instruções necessárias para abertura do processo.

+ E se o sinistro acontecer no final de semana, feriado ou fora do horário comercial?

Caso o sinistro ocorra no final de semana, feriado ou fora do horário comercial, contate a central emergencial da seguradora. No primeiro dia útil subseqüente ligue para seu corretor MDS e comunique o ocorrido.

+ Como devo proceder em caso de dúvidas, esclarecimentos ou informações de sinistro?

Entre em contato com o seu corretor de seguro MDS através do telefone 0800 601 5060, de segunda a sexta-feira, das 8:30 as 18h.

Vida e Acidentes Pessoais

+ O que é Morte Natural?

A Morte Natural é uma morte em que não existe intervenção de agentes externos (mecânicos, biológicos, físicos, químicos ou tóxicos) e consiste em qualquer processo patológico (doença, síndroma, ou estado mórbido) que evolui invariavelmente para a morte (mesmo com tratamento adequado).

+ O que é Acidente Pessoal?

Fato inesperado causador de lesão física, que tenha como conseqüência a Morte, Invalidez ou Incapacidade. Caracterizado como externo, subito, involuntário e violento.

+ O que é Invalidez por Acidente?

Redução ou perda definitiva das funções de um membro ou órgão, causada por acidente que impeça o segurado de exercer suas atividades normais.

+ Como funciona a cobertura de Morte Acidental ou Morte Natural?

O seguro garante aos beneficiários uma indenização no valor do capital segurado em decorrência de Morte Acidental ou Morte Natural* do segurado (titular do seguro), conforme limite da importância segurada contratada.

*De acordo com o seguro contratado

Garante ao(s) beneficiário(s) o pagamento do Capital Segurado contratado para esta garantia, limitado ao capital máximo contratado, seja natural, seja acidental, devidamente coberta pelo seguro, exceto se decorrente de evento excluído.

+ Como funciona a cobertura de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente?

Em caso do segurado (titular do seguro) se tornar inválido devido a perda ou redução funcional de um membro ou órgão, totalmente, por motivo de acidente pessoal coberto pela apólice

Garante ao próprio segurado uma indenização de até 100% (proporcional ao grau de invalidez) do capital segurado, obedecendo a Tabela SUSEP para cálculo da indenização

Caso haja o pagamento de 100% (cem por cento) da indenização do capital segurado, o segurado será automaticamente excluído do seguro.

Garante ao segurado principal uma indenização caso o mesmo, venha a sofrer a perda, redução ou impotência funcional, parcial ou total, de um membro ou órgão, em decorrência de um acidente devidamente coberto, mediante comprovação por laudo médico e desde que tais lesões sejam insuscetíveis de reabilitação ou recuperação pelos meios terapêuticos disponíveis no momento da constatação.

O capital segurado corresponde até 100% (cem por cento) da cobertura básica e proporcional ao grau de invalidez, conforme tabela específica (anexa). A indenização será calculada com base no capital segurado da data do acidente.

Caso haja o pagamento de 100% (cem por cento) da indenização do capital segurado, o segurado será automaticamente excluído do seguro.

+ O que é Beneficiário?

Indicado na apólice do seguro, ou quando não indicado, os herdeiros legais responsáveis para receber o valor da indenização. Os herdeiros legais são determinados de acordo com a lei, sendo filhos, cônjuge, pais, etc.

Indicado na apólice do seguro, ou quando não indicado, os herdeiros legais responsáveis para receber o valor da indenização. Os herdeiros legais são determinados de acordo com a lei, sendo metade ao conjuge não separado judicialmente e o restante seguindo ordem de vocação hereditária.

+ Como deve ser acionada a Assistência Funeral?

Em caso de morte do segurado, seus familiares devem entrar em contato com a central de atendi mento 24 h da assistência funeral através do telelefone gratuito informado no cartão enviado junto com a apólice de seguro.

A assistência irá orientar e direcionar todos os procedimentos para o funeral

+ Como funciona o sorteio?

O segurado recebe um número da sorte, com o qual concorrerá a um sorteio mensal no valor de R$ 10.000, pela Loteria Federal.

Valor bruto, sobre o valor do prêmio incidirá Imposto de Renda, obedecida legislação vigente na época.

O sorteio ocorre sempre no último sábado de cada mês, e inicia-se no mês seguinte ao início de vigência da apólice.

Para participar do sorteio, o segurado deverá estar em dia com os pagamentos dos prêmios do seguro.

O título será contemplado quando o número para sorteio coincidir, da esquerda para a direita, com as unidades dos 5 (cinco) prêmios extraídos pela Loteria Federal do Brasil no último sábado de cada mês, lidos de cima para baixo, conforme exemplo a seguir:

exemplo